Fernanda Santos

Minha foto
Acadêmica de Enfermagem (EEAN/UFRJ) Técnico em Enfermagem - Instituto de Pediatria Martagão Gesteira/ UFRJ.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dar... doar... é ceder algo, sem interesse, sem esperar nada em troca. Quando damos algo a alguém, esperando receber gratidão, ou almejando algum tipo de reconhecimento, na verdade não estamos dando nada, estamos mesmo é comerciando, pois dar algo em troca de outra coisa de valor semelhante é escambo. Escambo é um tipo de relação comercial onde não figura o dinheiro mas as coisas são trocadas entre as partes, de acordo com o valor a elas atribuidos, em comum acordo.

Se você fez alguma coisa a alguém, e este alguém esqueceu-se de te agradecer, não fique triste... você deu o que provavelmente você tinha de melhor a ofertar (seu tempo, sua paciência, seus ouvidos, um abraço, sua companhia, algum bem material, sei lá!), você fez uma boa ação... mas a pessoa ainda não estava pronta para receber, ou por não ter ainda aprendido a dar o valor devido ao que você lhe ofertou, ou por simplesmente não ter em si o sentimento de gratidão.

Mas isso pouco importa! Ao dar, doar, se dar, você imprime uma marca no universo, sua alma fica em júblio, você exercitou uma porção divina que existe em você... Isso sim, é o que realmente importa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário