Fernanda Santos

Minha foto
Acadêmica de Enfermagem (EEAN/UFRJ) Técnico em Enfermagem - Instituto de Pediatria Martagão Gesteira/ UFRJ.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pierrot e Colombina

Quando tive a idéia de abrir este blog, o fiz pensando em divulgar informações de saúde, prevenção de doenças, estas coisas. De repente, descobri aqui uma forma bem legal de conversar comigo mesmo, de falar o que penso, a talvez deixar que outras pessoas me conheçam um pouco, como penso, enfim, deixar um pouco de mim.
Hoje pensei muito em como as pessoas gostariam de ser vistas. Algumas se rotulam, usam estereótipos, se escondem, se camuflam... é uma infinidade de disfarces que nós conhecemos apenas pedaços das pessoas, aquilo que elas gostariam de mostrar e aquilo que elas demonstram de fato. Mas qual é a diferença?
Querer mostrar está relacionado ao ideal, uma caricatura ou imagem que a pessoa faz de si mesma, e tenta a todo custo deixar esta imagem exposta para os outros. é um processo consciente, como se fôssemos um produto e a mente fosse nosso gerente de marketing, criando uma propaganda legal sobre nós, para que nos tornássemos atraentes.
A percepção que os outros têm é mais complexa que isso. Envolve os sentimentos, as vivências, os desejos do outro sobre a imagem que representamos. O que as pessoas percebem sobre nós está mais para o campo factual, real, palpável. Mesmo com todas as nossas tentativas de camuflagem, as pessoas que nos observam têm ferramentas suficientes à disposição, que lhes permitem moldar uma outra imagem, um outro ser, mais realístico e que assume então a personalidade social que nos é conferida.
E por que eu estou falando sobre isso? Porque hoje vi uma cena muito engraçada... uma pessoa que com suas atitudes demonstra pouco afeto com outra, ambos conhecidos meus, estava tentando passar o contrário, mas sua tentativa mostrou-se além de inútil, pouco producente e hilariante. Serviu apenas para reforçar no outro a convicção de sua antipatia.
Também já tive meus momentos de dissimulação. O mais clássico se repete sempre que vou conhecer a "sogra". Quem nunca tentou passar uma imagem com qualidades superfaturadas para agradar alguém? O único risco é quendo nos esquecemos de quem realmente somos, e passamos a viver essa fantasia, este personagem, pois quem nos cerca percebe e certamente se ressente por estar lidando com alguém que não prima pela sinceridade emseus relacionamentos. Mesmo que involuntariamente.
Bom, é isso, agora vou seguir minha vidinha, olhando e pensando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário